Reunião pauta a continuidade das ações pré-Comitê Municipal de Politicas para Meninas durante pandem
- assorem
- 14 de mai. de 2020
- 1 min de leitura

E continuam as mobilizações para manutenção das atividades pré-Comitê Municipal de Politicas para Meninas de Salvador durante o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19. Entre as articulações debatidas na reunião, online, da quarta-feira (13), estava a participação de meninas e adolescentes no grupo gestor, as novas estratégias para posse de representantes e suplentes remotamente, como também a realização de ações integradas durante a pandemia foram marcantes no último encontro.
Embora a junta aguarde a oficialização do termo de adesão para criação do Comitê, é consenso que o cenário pós-pandemia é incerto e pensar estratégias, colocá-las em prática configura garantir direitos de meninas e adolescentes na capital baiana. A pandemia implica o risco de aumento das violências, tendo meninas pretas como as principais vítimas desse flagelo.
Dessa maneira, a estratégia é convergir e promover as atividades- ações de apoio psicossocial, campanhas de conscientização, denúncia, entre outras- realizadas pelas entidades integrantes do Comitê durante a quarentena de forma conjunta e participativa. Isso inclui a participação ativa de meninas e adolescentes opiniões valorosas para a efetividade das ações do Comitê, representadas pelas participantes de programas implementados por instituições como a Plan International e o Instituto Renascer Mulher (ASSOREM), que além de acompanhar diretamente essas vozes são integrantes da junta democrática.
Por hora, uma transmissão ao vivo através do @comitemeninassalvador, página criada para fins de produção de conteúdo referentes ao Comitê, com a participação de Bianca, 15 anos, Eduarda, 14 anos e Tereza, 13 anos, compartilhando suas vivências e impactos do isolamento social em suas vidas a ser realizada no dia 1 de junho, segunda-feira, às 11h.








Comentários